quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa!

A pesquisa é uma das bases do pensamento científico. Calma, calma. Não estou falando de ciência especificamente, estou apenas fazendo uma alusão à ciência.
Quando a idéia de vir para o exterior está fixa na sua cabeça, resta-lhe pesquisar muito para definir quais passos seguir para chegar por aqui são e salvo. Ou, pagar para um profissional de confiança para fazer todo esse trabalho para você. Algumas agências detêm bastante conhecimento sobre o país e seus costumes, mas nem todas te dão suporte quando você está por aqui. Várias agências aí no Brasil não possuem conhecimento algum além daquele fornecido pelas escolas, no máximo informações que encontrou no Google. Poucas, muito poucas possuem profissionais que já estiveram por aqui e vivenciaram essa experiência na pele.
Eu tenho uma visão privilegiada do mercado intercambista na Nova Zelândia. Digo isso pois eu já passei na pele o que os estudantes que estão chegando vão passar, melhor ainda, tenho dois outros diferentes pontos de vista dessa experiência de intercâmbio além a do estudante intercambista: a do profissional de marketing e conselheiro que trabalha na escola e a visão do agente de intercâmbio, ou consultor de intercâmbio, como preferir.
O fato de eu ter trabalhado em uma escola e em uma agência de intercâmbio por aqui, me traz algumas vantagens na hora de compreender todo o processo que uma pessoa passa quando viaja para o exterior.
Conforme uma pessoa comentou em um dos posts anteriores, eu deveria citar aqui, uma das fontes mais confiáveis com informações precisas sobre a Nova Zelândia: por incrível que pareça, o Orkut!
Sim, sim, o Orkut. O povo brasileiro é fissurado por mídias sociais. A maior prova é o percentual de internautas brasileiros com perfis no Facebook, Orkut, Twitter e outros sites genéricos com o mesmo propósito.
Nada melhor do que o depoimento das pessoas que já passaram por essa experiência que você vai passar para saber um pouco melhor o que você vai enfrentar. Com a vantagem que várias delas dão suas opiniões sinceras, de consumidores como eu e você, com informações úteis e verdadeiras que têm um valor sem medida. Claro, é comum ver supostos agentes ou empresas atuando no Orkut, vendendo sonhos e entregando pesadelos. Cuidado. Procure sempre por referências antes de contratar um profissional ou uma empresa, isso é de suma importância.
Sugiro que você dê uma olhada em duas comunidades do Orkut onde várias pessoas que estão na Nova Zelândia postam informações:
Nova Zelandia New Zealand NZ: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=443994
Brasileiros na Nova Zelandia: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=74221
Claro, não são as únicas fontes de pesquisa e nem todas as informações lá postadas são precisas. Tenha sabedoria suficiente para avaliar o que presta e o que não presta. Já te antecipo que você vai encontrar muita, muita informação útil por lá. Lembre-se de usar a ferramenta de pesquisa nos fóruns antes de postar algum assunto pois existem grandes chances desse tema ter sido repetidamente discutido na comunidade.
Inclusive, quero aproveitar esse espaço e momento para agradecer um dos membros da comunidade "Nova Zelandia New Zealand NZ", o William Merussi, o cara que salvou praticamente 95% das pessoas que acompanham a comunidade por conta do Working Holiday Visa. Ele foi a pessoa que descobriu que a página de aplicação do Working Holiday Visa estava com um pequeno probleminha e descobriu o endereço correto. Não contente, postou o link certo para a galera da comunidade "correr para o abraço". E a galera correu mesmo. Estou super feliz de ver por lá que vários vistos já foram aprovados. Inclusive parabéns aos aprovados, parabéns para a comunidade, vocês estão de parabéns!

Boa leitura "BrasiliaNZ"

Um comentário:

  1. Poxa cara, estou muito feliz por ver meu nome sendo citado no seu blog.
    Agradeço pelas dicas, ainda não li tudo mas vou acompanhar ai!

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir