quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Step by Step, Oh Baby" parte 2

No post anterior, "Step by Step, Oh Baby" a primeira parte, sugeri que os ítens que não dependiam única e exclusivamente de seu esforço deveriam ser eliminados em sua lista. Desta forma, você começará a encurtar a lista a ponto de torná-la mais viável de cumprir. Não quer dizer que essa lista deve ser seguida à risca, afinal, as coisas não acontecem como planejamos na maioria das vezes. Porém, quanto mais preparado você estiver, menores são as chances do insucesso. Isso me faz lembrar da diferença entre risco e incerteza.
Risco é a possibilidade de algo não ocorrer de acordo com o planejado, é a possibilidade de prejuízo ou perda.
Já incerteza é a falta de certeza, a variabilidade, a inconstância.
Para todos ítens que sobrarem na sua lista, você deve avaliar quais são os riscos que envolvem naquela idéia. A incerteza, devido sua natureza, não deve ser motivo de preocupação, afinal, por mais contraditório que pareça ser, é a única coisa certa. O que eu quero dizer com isso é que você não deve deixar sua incerteza tomar conta da sua mente e transformar a sua ansiedade em insegurança. Nada acontece por acaso, as coisas acontecem por algum motivo, por mais que nos seja desconhecido. Se algo tiver que acontecer, acontecerá. Portanto, minimize os riscos, mas lembre-se das incertezas. Os riscos podem ser diminuídos ou  elimiados, já a incerteza não, lembre-se disso. Não deixe a insegurança alimentar o medo. Medo, é um sentimento que nos poda, limita nossas idéias e ações, não nos deixa experimentar o novo. Ao decidir viajar para outro país, principalmente para a Nova Zelândia que é um país extremamente pacífico, é algo que deve ser deixado para trás. Aliás, em qualquer parte do mundo o medo tem que ser deixado para trás, mas confesso que em partes eu tenho certo medo das coisas que acontecem pelo Brasil. Enfim, constantemente ouço de pessoas que estão vindo para cá que elas tem medo de chegar aqui e as coisas não darem certo, não arrumarem um emprego no tempo que elas precisam, que elas não aprendam a língua dentro do tempo esperado, que não se adaptem à cultura, que não se adaptem ao clima, enfim, várias coisas motivadas pelo medo. O que eu devo afirmar é que, se você de fato quer vir para o exterior e prosperar, esteja com sua mente preparada para ser expandida de uma forma que você jamais imaginava e que quanto menos medo você tiver de enfrentar o novo, mais fácil será sua adaptação. Você tem que ter medo de ter medo, nada mais.
Montada sua lista, definido o que é prioridade,  você deve relacionar os ítens entre si. Claro, essa lista não é apenas uma lista de desejos, são objetivos que você pretende atingir, portanto, se possível, tente relacionar os ítens entre si.
Uma vez feito isso, você terá afunilado suas opções, o que torna mais fácil de visualizar os passos que você deverá seguir para atingir seus objetivos.
Agora que o bicho começa a pegar. Com sua lista pronta, você deve definir quais serão os passos que você dará para atingir seus objetivos.
Por exemplo, eu defini como meu objetivo primário, aprender a falar Inglês fluentemente. Como meu objetivo secundário, defini que se aprendesse a falar Inglês fluentemente faria um curso de administração de negócios por aqui. Como objetivo terciário, defini que caso me formasse nesse curso de administração de negócios, tentaria arrumar um emprego na minha área de atuação e aplicar para um visto de trabalho por 2 anos; e por último, se todos objetivos fossem atingidos, aplicar para a residência por aqui.
Defini também que meus objetivos deveriam ser atingidos dentro de um período de 5 anos, esse é o prazo de validade do meu plano.
Até o momento, atingi com sucesso meus dois primeiros objetivos: falo Inglês fluentemente e me formei em um curso de administração de negócios. Apesar de ter trabalhado na minha área de atuação, não consegui uma oferta de trabalho para aplicar para 2 anos de visto de trabalho. Isso me fez mudar um pouco meu planejamento, mas basicamente as idéias são as mesmas, apenas o caminho que terei que trilhar será diferente do que eu havia planejado.
Para atingir meu objetivo primário, defini que eu teria que trabalhar por 1 ano e meio para poder juntar dinheiro suficiente para minha viagem.  Claro, se antes eu conseguisse juntar dinheiro suficiente para esta empreitada, antes viria. E consegui! recebi a ajuda de vários familiares que decidiram investir no meu futuro e na minha educação. Tenho muito a agradecer minha família. Um dos objetivos que defini mas não citei, era me tornar independente. Por mais que eu não tenha me tornado totalmente independente, já aprendi muito, mas muito mesmo a fazer as coisas por si próprio.
Aqui aprendi a limpar, cozinhar, lavar, passar (apesar de não passar roupa a mais de 1 ano), a fazer as compras da casa, a pagar as contas em dia, a alugar um lugar para morar, a manter a casa em ordem (quase nunca está em ordem), a ser um pouco (só um pouco) mais responsável. E posso afirmar que, experiência como essa, não tem preço e não tem outra forma de ter algo semelhante a não ser indo para o exterior. Eu sugiro que, se você puder, faça o mesmo. No final, você terá a mesma essência, mas será uma pessoa completamente diferente.

Bom, novamente voltarei ao trabalho, mas em breve volto a postar.

Boa leitura "BrasiliaNZ"!

Um comentário:

  1. " quanto menos medo você tiver de enfrentar o novo, mais fácil será sua adaptação. Você tem que ter medo de ter medo, nada mais. "

    Acho que esse medo de ter medo é a tal da preocupação. Realmente focar a cabeça muito em cima do fator INCERTEZA, faz a preocupação se tornar gigante. É o medo de ter medo.

    O meu maior medo é o de deixar minha família ... Mas das outras vezes que viajei pra fora ( pra trabalhar no navio ) eu sempre sofri mais de saudade antecipada - nos momentos que antecediam a viagem .... do que realmente de saudade enquanto já estava longe de todos.

    A preocupação ... o medo de ter medo nos consome demais, se deixarmos. Então o mais interessante a se fazer é mesmo deixar a preocupação no cantinho dela, com o tamanho dela ... e aumentar o foco nos objetivos e fazer com que eles sim se tornem maiores e mais claros dentro da nossa cabeça.

    Muito bom o texto !

    ResponderExcluir