terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Step by Step, oh Baby"

Nem sempre nos damos conta de quanto é importante planejar para tomar decisões nas nossas vidas.
Mesmo quando sabemos disso, não é sempre que planejamos. O ideal é educar sua mente para sempre que possível ter um plano (ou mais) para atingir com sucesso seus objetivos.
Nesse post eu tentarei explicar os passos que devem ser seguidos para se planejar e consequentemente, atingir seus objetivos no final das contas.
O modelo que vou sugerir aqui foi o mesmo que eu usei para planejar minha viagem. Como sempre, não quero assumir a postura que esse é o plano que você deve traçar, mas creio que te dê uma noção por onde começar.
Primeiro passo:
saber o que você quer de fato.
Nossa cabeça vive regada de idéias sobre o que faremos da nossa vida, mas poucas dessas idéias saem da mente e viram realidade. Portanto é importante saber que, não há limites para idéias no campo da idealização (o mundo ideal), mas existem limites para suas idéias no campo da realização (o mundo real). O que isso quer dizer é que, na nossa cabeça, podemos nos projetar para ser quem quisermos ser, ir para onde quisermos ir, fazer o que quisermos fazer. Lembre-se, na nossa cabeça! O que se passa dentro da sua cabeça é algo que somente você (supostamente) pode controlar (assim esperamos que haja uma pessoa sã). Mas no mundo real, as coisas acontecem de uma forma diferente, no mundo real precisamos aceitar o fato de que vivemos em uma sociedade e por conta disso temos uma série de limitações em relação à comportamento e à espaço. No mundo real, temos direitos e deveres que devem ser seguidos. Nossos direitos acabam quando começam os direitos dos próximos. E é intrínsico que, ao conquistarmos um direito, conquistamos também um dever. Por isso, as coisas no mundo real não são como você quer ou como você imagina, são da forma que (supostamente) devem ser.
Por isso, coloque suas idéias em uma lista, coloque todas elas, sem excessão, sobre o que você pretende fazer da sua vida nos próximos 5 anos pelo menos. Coloque nessa lista suas idéias a curto, médio e a longo prazo.
Depois de listada suas idéias, separe-as de acordo com suas necessidades, defina o que é prioridade. Ou seja, defina quais dessas idéias são a curto, quais são a médio e quais são à longo prazo em uma escala de prioridade.
Geralmente o que é definido como a curto prazo é o que tem prioridade a ser feito; e dependendo do que for definido como prioridade, suas idéias a médio e longo prazo poderão e serão alteradas.
Leia e releia essa sua lista, inclua e exclua intes dela. É importante também, pedir uma segunda opinião, ter um outro ponto de vista, então peça para um amigo bem próximo dar uma lida e te dizer o que ele pensa. Dê preferência por aquele amigo que fala a verdade independente da amizade. A verdade é dolorida, mas nada melhor do que ela para ajudar-nos a colocar os pés no chão.

Segundo passo:
Separar o joio do trigo.
A lista que eu criei ficou gigante. Nela foram incluídos ítens desde "se tornar astronauta" até ítens como por exemplo, "comprar uma bicicleta". Como eu imagino que sua lista também ficou gigante (assim espero), você deve separar o que é viável e o que é inviável. Por exemplo, uns dos ítens da minha lista é "ganhar na loteria", isso foi definido como prioridade, logo à curto prazo. Claro, também quero ficar milionário da noite para o dia, se possível hoje mesmo. Porém, para ganhar na loteria eu não dependo somente da minha vontade, eu dependo da sorte também. É possível definir qual é a probabilidade de isso acontecer, mas no final das contas tudo, sem excessão, acaba caindo nos 50% de chances de dar certo ou não dar certo.
Por isso, eu excluí tal ítem da minha lista, não porque não sou supersticioso (não sou mesmo, sou cético), mas sim porque é algo que não depende única e exclusivamente da minha vontade e esforço. Sugiro que você faça o mesmo. Detalhe: o fato de você excluir um ítem como esse da sua lista não quer dizer que você deve desistir de tal idéia. Você poderá continuar tentando ganhar na Mega-Sena toda semana, apenas não coloque isso como uma prioridade, coloque isso como uma surpresa agradável para sua vida, ou seja, se vier ótimo, se não vier, a vida continua assim mesmo!

Bom, até esse momento eu acredito que já tenha te dado uma idéia por onde começar.
Eu pecebi que esse post vai ficar extremamente extenso, por conta disso, decidi por enquanto parar por aqui, afinal, não sobrevivo das postagens nesse blog, e voltar ao trabalho, o meu ganha-pão.
Prometo que em breve, bem em breve, vou continuar com esse post, o "Step by Step, oh Baby" parte 2.

Boa leitura "BrasiliaNZ"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário